terça-feira, 28 de setembro de 2010

Relatório das atividades usando Tecnologia Assistiva


Professor: Márcia Tormen
A.       Aluno: Aluno A
1)       Perfil do aluno: O aluno escolhido para o desenvolvimento desta atividade foi um aluno da 2ª série do ensino fundamental da EEB Cel. Ernesto Bertaso Chapecó SC escola onde atuo, tem aproximadamente sete anos de idade. O mesmo nasceu sem a mão esquerda, mas além de suas dificuldades mostra se bem ativo participativo e interessado em aprender coisas novas.
2)       Descrição da atividade planejada pelo professor (proposta, intenção, dinâmica...)
A atividade tem a proposta de desenvolver habilidades, noções de espaço e com a intenção de vivenciar situações que as pessoas com necessidades especiais enfrentam e se adaptam para participar ativamente de uma sociedade.
Explorar os vários recursos disponíveis nos programas apresentados durante a execução da atividade proposta.
Primeiramente explicar para que e por quem foram desenvolvidos estes programas. Usando o dasher formar palavras, frases apenas usando o mouse. Após usando o dosvox conhecendo e utilizando o leitor de documentos, jogo da forca e a memorização de letras.
3)       Tecnologia Assistiva escolhida: As tecnologias escolhidas para o desenvolvimento das atividades foram o dosvox e o dasher.
B) Reflexão sobre a experiência:
1) Dúvidas, facilidades e dificuldades no manuseio da tecnologia por parte do aluno:
No desenrolar das atividades surgiram varias duvidas e dificuldades por parte de como usar as tecnologias. A dificuldade de usar somente o mouse e formar palavras que exige uma coordenação motora fina com movimentos mais precisos, pois qualquer movimento direciona para outra palavra.
Usando o dosvox bastante dificuldade em memorizar as letras, e na digitação, pois usava somente a mão direita e quando usava a esquerda apertava sem querer mais de uma tecla, em virtude de sua deficiência. O mais interessante da atividade desenvolvida foi para o aluno se colocar no lugar de uma deficiência visual com seus vendados mostrando como estamos despreparados para enfrentar os desafios da nossa vida.
2)Analise da produção do aluno:
Através da atividade proposta constatou-se que não somente o aluno participante da atividade, mas todos nós não estamos preparados para enfrentar certas dificuldades impostas em nosso cotidiano. Pois vivemos segundo Juan Ignácio Pozo “... em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.”
Mostra que somente através da mudança e da busca por novos caminhos e soluções na área da aprendizagem destas crianças especiais só assim as mesmas têm seu direito assegurado pela lei e necessitam ser tratadas de forma correta.
No cenário atual ainda existem resistências por parte de muitos professores sobre a inclusão destes no ensino regular, em aperfeiçoar se na busca de novos caminhos e subsídio para auxiliar sua pratica pedagógica.
Percebi através da atividade que a pressa, o medo de errar e começar de novo são conceitos que estão presentes no dia a dia das nossas crianças. Com essa nova geração não existe mais novidade, pois os mesmos têm acesso a tudo, e muitas vezes sabem ate mais que nós mesmos.
3)Conclusões:
A pertinência da atividade mostrou sua importante na conclusão deste trabalho mesmo com os imprevistos ocorridos, consegui atingir meu objetivo que buscava uma experiência pratica e real de como é possui uma deficiência e estar diante de um desafio a conquistar.
Não basta fechar os olhos para a realidade e nada fazer para reverte a situação e achar uma saída na dificuldade e mais ainda buscar conhecimento, esclarecer nossas duvidas e não ter medo de tentar mesmo que tenha muitos que vão dizer que isso não é teu papel, mas ouse ousar.

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